Os turistas norte-americanos estão a apostar cada vez mais em Portugal, registando gastos de 227 milhões de euros entre Janeiro e Julho deste ano, cerca de 50 milhões a mais do que em 2012.
Os turistas norte-americanos estão a apostar cada vez mais em Portugal, registando gastos de 227 milhões de euros entre Janeiro e Julho deste ano, cerca de 50 milhões a mais do que em 2012. O investimento corresponde a um crescimento de 27% daquele mercado em Portugal.
Segundo Nuno Alves, representante da Turismo de Portugal em Nova Iorque, “os americanos têm tido um comportamento muito positivo desde 2008, com crescimentos sistemáticos de dois dígitos”. O responsável diz tratar-se de um “crescimento sustentato” e que, os próximos cinco anos, fazem prever um cenário idêntico.
“Os EUA são um mercado com potencial de crescimento, onde as apostas não são de curto prazo”, sublinha em declarações à Lusa. Por isso mesmo, aconselha os empresários nacionais a fazerem uma “aposta continuada”, sem ter “medo da dimensão do país”, até porque os americanos vêem em Portugal “a melhor proposta de valor da Europa Ocidental”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e Banco de Portugal, entre Janeiro a Junho os turistas americanos gastaram em Portugal cerca de 227 milhões de euros, mais 47,8 milhões que mesmo período do ano passado. Estes valores equivalem a um crescimento de 26,7%.
Americanos são turistas que gastam dinheiro
Quanto ao número de hóspedes, foram registados cerca de 156,1 mil turistas americanos em hotéis portugueses, o que representa um crescimento de 16,8%.
Em termos de dormidas, para o mesmo horizonte temporal, o crescimento foi de 21,8%, com 354,8 mil dormidas e um acréscimo de 63,4 mil dormidas face ao ano anterior.
Nuno Alves refere que os EUA são “um mercado com potencial de crescimento” e aconselha os empresários portugueses a fazerem uma “aposta continuada” e a “não terem medo da dimensão” do país.
O responsável explica que os norte-americanos vêem em Portugal “a melhor proposta de valor da Europa ocidental”, porque oferece a mesma qualidade a melhores preços do que, por exemplo, a Espanha.
E este é, segundo acrescenta, um turista que interessa a nosso país porque “gasta dinheiro”. “O gasto 'per capita' do turista norte-americano é dos maiores em Portugal”, sublinha.
O Douro está em missão nos Estados Unidos da América (EUA), desde quarta-feira, para dar a conhecer a sua paisagem, história e vinhos, de forma a atrair mais turistas e criar oportunidades de negócio.