Lisboa é considerada uma cidade segura por 97,6% dos estrangeiros que a visitam. A conclusão é de um inquérito feito aos turistas da capital portuguesa pelo Observatório do Turismo de Lisboa.
Lisboa é considerada uma cidade segura por 97,6% dos estrangeiros que a visitam. A conclusão é de um inquérito feito aos turistas da capital portuguesa, que revelou que apenas 0,6% dos viajantes diz ter tido alguma apreensão na escolha da cidade como destino.
Um comunicado enviado ao Boas Notícias explica que a sondagem foi promovida pelo Observatório do Turismo de Lisboa nos meses de Verão do corrente ano na sequência da criação, pela PSP, de equipas especializadas nos concelhos de Lisboa e Cascais.
Um total de 91,2% dos inquiridos disse confiar no eventual recurso à polícia e apenas 1,2% manifestou receio em frequentar alguns locais públicos durante o dia, um número que aumentou para 7,6% em relação a passeios noturnos.
No que toca à preocupação associada à possibilidade de sofrer um acidente automóvel rodoviário, o sentimento de segurança diminui substancialmente junto dos turistas estrangeiros, atingindo os 36,9%.
O estudo realizado pelo Observatório do Turismo mostrou ainda que apenas 2,6% dos inquiridos disse ter tido problemas de segurança durante a estada em Lisboa e que menos de 6% sentiu menor segurança do que no seu local de residência.
O inquérito foi feito presencialmente junto de uma amostra de 502 turistas estrangeiros. Destes, 59,7% tinha entre 35 e 54 anos e 29,5% menos de 34 anos. Cerca de metade (49%) estava a visitar Lisboa pela primeira vez e uma vasta maioria (86,3%) estava acompanhada por outro adulto.