O Turismo de Portugal acaba de lançar a plataforma portuguesetrails.com, exclusivamente dedicada à oferta nacional de Cycling e Walking, com o objetivo de posicionar o país como um destino internacional de excelência neste género de experiências turísticas.
O Algarve é a região piloto do projeto disponibilizando, na plataforma, mais de 140 percursos para bicicleta e passeios a pé, 111 empresas designadas bike & walk friendly e cerca de 60 programas dirigidos aos turistas nacionais e internacionais.
A plataforma integrará, em breve, as regiões do Centro de Portugal e Alentejo e, em 2018, as restantes regiões do país.
Disponível em cinco idiomas, esta plataforma é uma das ações do projeto Portuguese Trails que o Turismo de Portugal está a desenvolver em parceria com as sete regiões turísticas do país e com as comunidades intermunicipais, associações e empresas turísticas, numa atuação concertada entre entidades públicas e privadas.
A presença dos destinos regionais e das empresas portuguesas em feiras internacionais, a organização de visitas educacionais e de jornalistas e ações de promoção nas redes sociais, são outras ferramentas da comunicação internacional do Portuguese Trails para promover a oferta consolidada e diferenciadora do destino Portugal para atividades de bicicleta e a pé, ao longo de todo o ano.
O projeto Portuguese Trails pretende captar novos segmentos de procura que registam um potencial de crescimento sustentável e fomentar o aumento de dormidas e receitas em todas as regiões, tanto no litoral como no interior do país, atuando para isso ao nível da valorização do território, estruturação de produto, promoção e comercialização.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, considera que “no quadro da Estratégia Turismo 2027, o Portuguese Trails é um projeto emblemático pelo seu foco na qualificação dos destinos regionais, na captação de novos mercados e na promoção dos serviços das empresas, para além de que tem na sua génese um efetivo trabalho de parceria com inúmeras entidades de âmbito regional e nacional”.
Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esta “é uma forma de dar visibilidade ao trabalho continuado que está a ser desenvolvido no território, no sentido de estruturar oferta turística que crie atratividade em todo o território e ao longo do ano, promovendo, desta forma, a coesão territorial, uma das apostas deste Governo”.