Só no primeiro semestre, o número de turistas norte-americanos que se hospedaram em estabelecimentos portugueses cresceu 7.5% em comparação com o período homólogo, perfazendo um total de 135 mil turistas. Quanto aos gastos dos turistas registou-se um aumento de 17,5% num total de 180 milhões de euros gastos.
Em declarações à Lusa, o delegado do Turismo de Portugal para a América do Norte, Nuno Miguel Alves explica que este aumento traduz-se no sucesso da campanha feita nos EUA e na competitividade dos preços.
“Atribuímos o crescimento a uma campanha sustentada nos Estados Unidos para mostrar o Portugal real como um lugar autêntico, único, e ao valor: os hotéis portugueses têm preços10 a 40% inferiores a similares noutros países da zona euro”, e acrescenta que o “passa palavra” tem sido determinante para que cada vez mais turistas americanos voltem.
O crescente interesse por Portugal, como um destino de férias, tem valido ao país inúmeros artigos publicados em revistas, jornais e guias turísticos de renome destacando várias regiões do país.