O turismo internacional cresceu 15,8% no Porto e no Norte de Portugal durante o primeiro semestre do ano face ao período homólogo de 2013. O anúncio foi feito esta semana pela Associação de Turismo do Porto.
O turismo internacional cresceu 15,8% no Porto e no Norte de Portugal durante o primeiro semestre do ano face ao período homólogo de 2013. O anúncio foi feito esta semana pela Associação de Turismo do Porto (ATP), entidade oficial responsável pela promoção internacional da região.
De acordo com a ATP, nos primeiros seis meses de 2014 registaram-se 1.183.800 dormidas de estrangeiros no Porto e Norte, um aumento de 161.800 dormidas em relação ao mesmo período do ano passado.
A associação realça que os principais indicadores do primeiro semestre “demonstram um crescimento internacional continuado do destino, fortemente demonstrado pelos prémios e nomeações que este tem recebido e que representam o reconhecimento internacional da autenticidade, qualidade e diversidade do Porto e Norte de Portugal”.
A ATP destaca, citando dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que o mês de Abril, que coincidiu com o período de Páscoa, foi o que registou a maior subida (33,6%).
Em Junho, o número de dormidas aumentou em 7,9% em relação ao mesmo período de 2013, aumento “que se deve à aposta da cidade do Porto” em “grandes eventos” como “as festividas de São João e o festival NOS Primavera Sound”.
Atualmente, os estrangeiros representam já 51,5% das dormidas no Porto e Norte de Portugal. Os principais mercados estratégicos para promoção internacional são, segundo a ATP, Espanha, França e Brasil, seguidos da Alemanha, Reino Unido e Itália. Do 'top 10' de mercados emissores fazem ainda parte Holanda, EUA, Bélgica e os países da Escandinávia.