Os turistas estrangeiros deixaram em Portugal receitas turísticas de 1.924 milhões de euros nos primeiros quatros meses de 2011. Os valores foram anunciados a semana passada pelo Turismo de Portugal e mostram que em relação ao mesmo período do ano passado, revelam um aumento de 8,7%, ou seja, mais de 154,7 milhões de euros.
As receitas do turismo aumentaram até abril deste ano, cerca de 155 milhões, resultados estes que ampliam em 16,4% o saldo positivo da balança turística, confirmando o crescente contributo do setor turístico para a economia nacional, revela o comunicado do Turismo de Portugal.
Tal como pretendido no Plano Estratégico Nacional do Turismo, o aumento verificado nas receitas voltou a ser superior ao desempenho dos indicadores de hóspedes, mais de 4,8 por cento, e nas dormidas, mais de 7,1 por cento, até Abril.
Quem contribuiu mais
Todos os mercados estratégicos contribuíram para o crescimento das receitas até abril, com destaque para a França, Reino Unido – um dos que mais se destacou em dormidas e receitas, invertendo a descida dos últimos anos – Brasil e Estados Unidos.
Só o aumento de receitas proporcionado por estes quatro países, mais 80,8 milhões de euros no total, equivale a mais de metade do crescimento verificado nos primeiros quatro meses do ano.
O aumento das receitas confirma as conclusões do estudo “Satisfação de Turistas”, recentemente realizado para o Turismo de Portugal e que revela que o País está a conquistar novos turistas estrangeiros, mais sofisticados, mais agradados pela qualidade da oferta turística, e disponíveis para gastarem mais dinheiro na sua estadia em Portugal.