O projeto de comunicação “Lisboa Convida”, desenvolvido no ano passado pelo Turismo de Lisboa no Brasil, saiu vencedor da 30ª edição do Prémio Nacional de Opinião Pública do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas no Brasil, na categoria de Relações Públicas.
De acordo com Paula Oliveira, responsável do Turismo de Lisboa, a iniciativa visa mostrar Lisboa como uma cidade cosmopolita, contrariando a imagem “um bocado provinciana” e cheia de conotações do passado como o “Manuel padeiro e pessoas com bigode” a que estaria associada.
O Turismo de Lisboa investiu meio milhão de euros no projeto, até porque “Lisboa tem um `share´ acima dos 60%, no quadro das dormidas de brasileiros no país, está com um crescimento acima dos 50% face ao ano passado e neste momento é o segundo mercado, depois da Espanha”, resumiu Paula Oliveira, em declarações à agência Lusa.
Os turistas brasileiros são também aqueles que mais abrem os cordões à bolsa durante a sua estadia na capital portuguesa; numa média de três noites, gastam 969 euros, face à média dos outros turistas estrangeiros que é de 694 euros, avança o Turismo de Lisboa.