O hotelaria do Algarve reforçou os resultados positivos e bateu o recorde anual de dormidas, tendo somado, em 10 meses, mais dormidas do que em todo o ano de 2013.
O hotelaria do Algarve reforçou os resultados positivos e bateu o recorde anual de dormidas, tendo somado, em 10 meses, mais dormidas do que em todo o ano de 2013. Os números são avançados pelo documento “Destaque Atividade Turística” referente ao mês de Outubro e divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Entre Janeiro e Outubro, as unidades de alojamento da região atingiram 15,5 milhões de dormidas, um valor 11,2% superior ao do período homólogo do ano passado. Nos dez primeiros meses do ano o Algarve, conseguiu cerca de 760 mil dormidas a mais do que no global do ano passado, que fechou com um total de 14,7 milhões de pernoitas.
“É a confirmação das melhores previsões para o destino. Em 2014, atingimos já os melhores números dos últimos anos e o Algarve continua a ser o motor do turismo em Portugal”, congratula-se Desidério Silva, presidente daquela região de turismo, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
Para o responsável, o Algarve terá um ano “notável a todos os níveis, quer em dormidas, quer no número de hóspedes e nas receitas, com um grande incentivo do mercado interno alargado de Portugal e Espanha”.
Para os resultados acumulados pelo destino neste indicador contribuíram os desempenhos tanto dos residentes (+19,5%) como dos não residentes (+8,7$). Entre os principais mercados emissores, destacam-se os crescimentos homólogos do Reino Unido (+8,8%, para 5 milhões de dormidas), Alemanha (+5,5%, para 1,47 milhões) e Espanha (+26,8%, para 836 mil).
Segundo o INE, até Outubro, os proveitos totais cresceram 14,1% no Algarve, para 665 milhões de euros, o que também constitui novo máximo neste indicador, que no conjunto de 2013 se acercou dos 610 milhões de euros.
Já o número de hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros subiu 15% face ao mesmo período de 2013, para 3,3 milhões, valor que compara favoravelmente com a totalidade do ano anterior (3,1 milhões).
No período em análise, o Algarve é o destino nacional com a maior quota de dormidas, sendo responsável por 37% de todas as pernoitas registadas em Portugal pelo INE, tantas quanto o somatório das prestações de Lisboa (24%) e Madeira (13%).
Clique AQUI para aceder ao documento que reúne estes dados estatísticos.