Os painéis cobrem uma área de 50 mil metros quadrados, o equivalente a oito campos de futebol, e conseguem gerar cerca de 3,300 MW de eletricidade por hora, o suficiente para fazer andar 4000 comboios por ano. A eletricidade gerada pelos painéis é também utilizada em sinalização, iluminação ou aquecimento das estações ferroviárias.
O projeto desenvolvido pela Enfinity, uma empresa belga, vai ajudar a baixar os custos do setor dos transportes, a eliminar os gastos de energia e a reduzir as emissões de CO2 em cerca de 2.400 toneladas por ano.
O primeiro comboio a utilizar esta tecnologia custou perto de 14 milhões de euros mas, de acordo com Bart van Renterghem, representante da empresa Enfinity e citado pela The Ecologist, a energia solar é “muito vantajosa em comparação com outras energias renováveis”, principalmente porque o investimento é recuperado a curto prazo.
“Tínhamos um túnel cujo telhado não tinha qualquer tipo de aplicação económica. Instalámos os painéis que não incomodam ninguém, não produzem qualquer ruído, quase não têm impacto visual e ao mesmo tempo estamos a utilizar recursos que antes não eram produtivos”, explicou Renterghem.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]