Os restos mortais de vários membros de uma civilização que terá dominado a costa peruana há 1,6 mil anos foram encontrados numa tumba, na região de Sipan. Os arqueólogos estão neste momento a estudar o cadáver do adolescente que lá jazia, sendo que f
Os restos mortais de vários membros de uma civilização que terá dominado a costa peruana há 1,6 mil anos foram encontrados numa tumba, na região de Sipán. Os arqueólogos estão neste momento a estudar o cadáver do adolescente que lá jazia, sendo que foram também encontrados os restos mortais de uma mulher e de um homem.
Esta é uma descoberta de grande relevância histórica, já que vai favorecer uma reconstituição mais precisa do povo Mochica (ou Moche), que viveu entre a época do nascimento de Cristo e o século VIII d.C.
Os arqueólogos acreditam que os restos mortais encontrados na milenar tumba correspondem a membros da elite Mochica; o adolescente foi encontrado num caixão cercado por urnas e oferendas, entre elas reproduções de amendoins – símbolo da vida depois da morte – e objetos de cobre, avança a BBC.
Resta ainda examinar os restos da mulher e do homem encontrados no mesmo local.
Comentários
comentários