O atleta português sagrou-se, este sábado, campeão europeu de triatlo no escalão sub-23, depois de um sprint renhido com o atual campeão do mundo de sprint, o inglês Jonathan Brownlee, na prova realizada em Vila Nova de Gaia.
Depois de 1500 metros de natação e 40 quilómetros de ciclismo, Silva e Brownlee juntaram-se ao russo Alexander Brukhankov no segmento final da corrida, enfrentando juntos a reta da meta. O atleta de Leste foi o primeiro a ceder, com o luso a responder ao ataque do campeão do mundo de sprint com uma ponta final invejável que lhe valeu o triunfo.
“É extraordinário [vencer], principalmente aqui em casa. As pessoas foram incríveis, espetaculares todo o percurso. Foi graças a elas que tivemos este excelente resultado para Portugal”, disse João Silva, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Triatlo.
Quanto aos restantes atletas portugueses em prova, Miguel Arraiolos terminou as provas num honroso 7º lugar, enquanto que Pedro Palma foi o 14º classificado, seguido de João Pereira (20º), Vasco Pessoa (25º) e Ruben Costa (39º).
Do lado feminino, apesar da prova de corrida ter sido dominada pelas atletas de leste Agnieszka Jerzyk e Yuliya Sapunova, a portuguesa Bárbara Clemente conseguiu garantir também um lugar no top 10.