Trezentas hortas urbanas vão ser criadas, ainda este ano, junto à Estrada Monumental, no Funchal, uma zona considerada de luxo.
Trezentas hortas urbanas vão ser criadas, ainda este ano, junto à Estrada Monumental, no Funchal, uma zona considerada de luxo e onde se concentra um grande número de unidades hoteleiras, revelou o vereador da Gestão Ambiental.
“É, realmente, numa área de luxo, inserida numa zona urbana turística, nobre”, disse à agência Lusa o vereador Henrique Costa Neves, explicando que para o terreno está projetado um empreendimento hoteleiro, mas o promotor decidiu, por agora, não avançar com o investimento, optando por arrendar à autarquia no âmbito da oferta pública de terrenos para criação de hortas urbanas.
A oferta pública de terrenos foi anunciada pela Câmara do Funchal a 31 de Janeiro com o objetivo de disponibilizar mais 500 lotes, na sequência de uma lista de espera que somava, à data, 900 munícipes.
No terreno da Estrada Monumental, com 2,5 hectares e um bananal em produção, que se vai manter, decorrem já trabalhos de limpeza que colocaram a descoberto uma “série de casas”, informou Henrique Costa Neves.
Segundo o responsável, estas edificações vão ser objeto de reparação e o seu interior dividido, de forma a servir de espaço para os proprietários das hortas poderem colocar as alfaias agrícolas, fazendo diminuir o número de abrigos de madeira que a câmara adquire.
Henrique Costa Neves considerou que, dado tratar-se da “sala de visitas” do Funchal, as hortas urbanas da Estrada Monumental, com 50 metros quadrados cada, terão de ser “emblemáticas” e admitiu que possam ser mais uma atração turística da capital da Madeira.
“O que se pretende é recriar, repor, reconstituir, o sistema agrário que existia no Funchal”, declarou, notando que a água de rega para o local será proveniente da levada dos Piornais, canal de água que tem origem numa margem da ribeira dos Socorridos.
As primeiras hortas urbanas no concelho do Funchal foram entregues em 2005, tendo até ao momento a autarquia disponibilizado 523 lotes.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]