Portugal vai estar representado no New York Film Festival, que decorre em Setembro e Outubro em Nova Iorque, nos EUA, através de três produções com assinatura nacional: "Linhas de Wellington", "A Última Vez que Vi Macau" e "Tabu".
Portugal vai estar representado no New York Film Festival, que decorre em Setembro e Outubro em Nova Iorque, nos EUA, através de três produções com assinatura nacional. “Linhas de Wellington”, “A Última Vez que Vi Macau” e “Tabu” são os filmes portugueses que integram o cartaz do prestigiado evento.
A organização anunciou, a semana passada, o conjunto de 32 filmes que serão exibidos na centésima edição do festival entre os quais está, por exemplo, o sucesso “Amour”, do austríaco Michael Haneke, que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em França.
O filme “Linhas de Wellington”, uma co-produção de Valeria Sarmiento do português Paulo Branco, é uma das escolhas do festival, retratando, com a invasão de Napoleão a Portugal em 1810 como pano de fundo, o “romance apaixonado”, a “traição brutal” e a “nobreza altruísta”.
Em Nova Iorque vai também marcar presença “Tabu”, aclamada película de Miguel Gomes que tem somado distinções no estrangeiro e que a organização descreve como “uma requintada entrada no cinema surrealista” e “uma evocação de desejos irracionais, coincidências e nostalgia ancoradas em sentimentos e crenças genuínas”.
No cartaz há ainda espaço para o filme português “A Última Vez que Vi Macau”, da dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, uma “amálgama impressionante de film-noir e ensaio fílmico tipo-Chris Marker”, que competiu recentemente no Festival de Locarno 2012.
O 50º New York Film Festival decorre na cidade norte-americana entre 28 de Setembro e 14 de Outubro.