O ZSL London Zoo, jardim zoológico da capital inglesa, acaba de partilhar as primeiras imagens em vídeo de três crias de tigre-de-sumatra, uma das espécies mais ameaçadas do mundo, que nasceram em Londres em Fevereiro.
O ZSL London Zoo, jardim zoológico da capital inglesa, acaba de partilhar as primeiras imagens em vídeo de três crias de tigre-de-sumatra, uma das espécies mais ameaçadas do mundo, que nasceram em Londres no passado mês de Fevereiro e que, além de saudáveis, têm também mostrado ser muito “brincalhonas”.
Os tigres, trigémeos cujo sexo ainda não é conhecido, são filhos da fêmea Melati, de cinco anos, que deu à luz a 3 de Fevereiro após uma gravidez que durou 106 dias. As crias nasceram, todas elas, com uma hora de intervalo entre si e o parto foi monitorizado através de câmaras pelos tratadores do zoo.
A mãe, Melati, que apenas se separa das crias para ir buscar alimento, e os bebés, encontram-se atualmente num recanto especial do parque temático, resguardados dos olhares do público mas sempre sob os cuidados atentos da equipa que os tem acompanhado.
O zoo londrinho partilhou um video que compila alguns momentos da ainda curta vida das crias e que, em cinco dias, já soma mais de 145 mil visualizações
“Não podíamos estar mais deliciados com estes nascimentos e com a forma como a Melati está a relacionar-se com os seus três bebés”, afirma Teague Stubbington, uma das tratadoras do zoo, em comunicado.
“Temos estado a observá-los 24 horas por dia e um de nós está sempre de serviço durante a noite para ver como estão os bebés. Até já conseguimos observar grandes marcos, como o momento em que abriram os olhos e as tentativas de dar os primeiros passos”, partilhou Stubbington.
Segundo a responsável, embora ainda não se saiba se os bebés são machos ou fêmeas, já é possível ver “as suas personalidades a desenvolver-se”. “Já demos a um deles o apelido de 'Trouble' ['Sarilho', em português], porque ele é muito mais malandro do que os outros. Foi o primeiro a começar a explorar o espaço onde estão e apanhámo-lo a acordar os irmãos quando eles adormeceram”, contou.
Atualmente, estima-se que os tigres-de-Sumatra existentes em todo o mundo sejam, no total, apenas cerca de 300, pelo que o nascimento das crias representa “uma grande conquista” não apenas para o jardim zoológico londrino, mas para “o programa global de reprodução desta espécie que se encontra criticamente em perigo”.