As regiões da Bairrada, Monção, Melgaço e Reguengos de Monsaraz apresentaram na passada quinta-feira, dia 02 de Outubro, a candidatura ao concurso Cidade Europeia do Vinho 2015, que irá "projetar internacionalmente um território vitivinícola portuguê
As regiões da Bairrada, Monção, Melgaço e Reguengos de Monsaraz apresentaram na passada quinta-feira, dia 02 de Outubro, a candidatura ao concurso Cidade Europeia do Vinho 2015, que irá “projetar internacionalmente um território vitivinícola português”, referiu a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Segundo o presidente da AMPV, Pedro Magalhães Ribeiro, as regiões de vinho, em Portugal, “são territórios que sofrem do estigma da ruralidade, mas não têm que estar associados ao subdesenvolvimento”, em declarações à agência Lusa.
“A alma do vinho é tão forte, que serve de alavanca na economia e no desenvolvimento de cada território”, disse.
Na região da Bairrada, os municípios de Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro apresentaram uma candidatura conjunta para “promover e divulgar a excelência dos vinhos da Bairrada”, através de 72 eventos previstos, num orçamento que “ronda os cinco milhões de euros”, disse o presidente da Câmara de Cantanhede.
Para além da região da Bairrada, os municípios de Monção e Melgaço também concorrem ao concurso Cidade Europeia do Vinho 2015, no qual pretendem “projetar o vinho verde de Alvarinho como marca da oferta enoturística da região”, com 67 atividades programadas, num orçamento de “cerca de quatro milhões de euros”, disse o presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues.
Também a região de Reguengos de Monsaraz estará representada, com apoio dos municípios de Évora e Elvas, onde “a produção de vinho é o principal sector da economia local, com uma faturação de 40 a 45 milhões de euros na totalidade de todos os produtores”.
Iniciativa da AMPV e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), o concurso Cidade Europeia de Vinho visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola a nível europeu, tendo um carácter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede.
Segundo a ordem estabelecida, a edição de 2015 do evento foi entregue a Portugal, sendo que nos anos anteriores a organização coube a Palmela, em Portugal, Marsala, na Itália, e Jerez de la Frontera, em Espanha.
O resultado da avaliação das candidaturas será publicado entre Outubro e Novembro e a cidade escolhida acolherá a cerimónia de entrega do título em Fevereiro de 2015.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da Cidade Europeia do Vinho.