O artigo publicado esta segunda-feira, com assinatura da jornalista Almudena Martin, faz a seleção dos bairros “com mais encanto da Europa, bairros com tanta personalidade que deixam marca”.
A baixa de Lisboa é um desses bairros. Surgindo no 5º lugar da lista da Condé Nast, a baixa alfacinha é descrita como o “bairro onde se concentram os monumentos mais bonitos da capital portuguesa”.
A jornalista explica que as ruas da baixa foram reconstruídas no século XVIII, após o terramoto, e aconselha uma visita à Praça do Comércio, ao elevador de Santa Justa e um passeio pela Avenida da Liberdade.
Na 16.ª posição da lista, surge Alfama, apelidada de “meca do fado”: “Aos pés do castelo de São Jorge surge este recanto lisboeta que é a meca do fado”.
“Cheio de encostas e escadas, é o bairro perfeito para nos perdermos a passear. E é um dos sítios ideais para ver bonitas vistas panorâmicas sobre Alfama: o miradouro das Portas do Sol e o miradouro de Santa Luzia”, lê-se no artigo.
O Cais da Ribeira (23.ª), no Porto, é o terceiro bairro português recomendado pela jornalista. “Em frente aos Douro apinham-se numa ordem caótica casas, azulejos e roupa estendida, bares, restaurante e varandas (…) esta é uma das zonas mais animadas da cidade”, garante Almudena Martin.
Clique AQUI para ler o artigo completo (em espanhol).
Notícia sugerida por Maria da Luz