Assim, a treinadora portuguesa, de 34 anos, volta ao Médio Oriente, após ter sido, nos últimos dois anos e meio, a treinadora da seleção feminina do Qatar.
Para além de selecionadora da equipa nacional principal, Helena Costa irá desempenhar funções como coordenadora geral do futebol feminino no Irão sendo a responsável pelos campeonatos nacionais, as seleções sub-13, sub-14, sub-16, sub-19, a seleção olímpica e a formação de treinadoras.
Ao jornal Expresso, a treinadora lusa, ex-técnica do Sport Lisboa Benfica, revela que outras propostas foram feitas “mas em termos competitivos o Irão era claramente um desafio muito maior”, apresentando-se como um novo teste a si mesma.
O momento político-social vivido no Irão não é o melhor e a técnica portuguesa admite que o momento político a “preocupa”. No entanto, “já no Qatar me preocupava, portanto não vou parar a minha vida por isso”, disse ao Expresso.
Atualmente, o Irão encontra-se em 54º lugar do ranking mundial feminino da FIFA, oito lugares atrás da seleção portuguesa, que é orientada por António Violante.
De recordar que o treinador da seleção masculina de futebol do Irão também é um técnico português, o antigo selecionador de Portugal, Carlos Queiroz.