Num universo de 112 pacientes com queimaduras severas nos olhos, 76,6% recuperaram a sua visão total, graças a um novo tratamento que recorre à utilização de células estaminais do limbo cultivadas em laboratório. O estudo foi desenvolvido pela Univer
Num universo de 112 pacientes com queimaduras severas nos olhos, 76,6% recuperaram a sua visão total, graças a um novo tratamento que recorre à utilização de células estaminais do limbo cultivadas em laboratório. O estudo foi desenvolvido pela Universidade de Modena e Reggio Emília [Itália]. O tratamento foi também parcialmente eficaz entre 13,1% dos pacientes, o que significa que o procedimento apenas falhou em 10,3%. Entre os pacientes tratados, encontra-se um indivíduo que suportava uma lesão ocular há 60 anos e cuja acuidade visual foi restaurada quase na totalidade, depois do tratamento.
As células estaminais foram obtidas do limbo, disco próximo da íris (parte colorida do olho), e permitiram restaurar a transparência das córneas, que haviam ficado opacas devido à destruição da reserva de células estaminais nos olhos afetados.
Os resultados do estudo foram publicados no The New Journal of Medicine.