Do acordo alcançado entre os TCB, o Metro de Lisboa, a Carris e a Soflusa resulta assim a fusão dos títulos combinados entre estes operadores num único passe, com maior abrangência geográfica e um preço uniforme de 59,40 euros.
Os utentes deste novo título de transporte podem usar os TCB, em toda a sua rede, a Soflusa, toda a rede Carris/Metro, em Lisboa e, ainda, os comboios da CP, até à estação de Benfica, na linha de Sintra, Belém, na linha de Cascais e Moscavide, na linha da Azambuja.
Para quem se desloca do Barreiro para Lisboa e vice-versa há um vantagem face ao passe L123 uma vez que o novo Navegante é 7,60 euros mais barato, permitindo que no Concelho se façam viagens em toda a rede dos TCB, até à Estação Ferroviária de Coina.
Para quem utiliza apenas a travessia fluvial, este novo título permite, apenas por 2,80 euros mensais, utilizar, sem restrições, a totalidade da rede dos TCB.
Numa nota divulgada no site da autarquia do Barreiro, o administrador dos TCB e vereador da câmara municipal, Rui Lopo, considerou que esta é uma “boa notícia para o Barreiro, num ano em que, para as famílias, o custo das deslocações será mais difícil suportar”.
“Esperamos que muita gente troque o L123 por este novo passe e tenho a esperança que algumas centenas encontrem neste novo título uma forte razão para trocarem a utilização do carro, quer para o terminal fluvial quer para Lisboa. Vamos trabalhar para tentar convencer as pessoas a usarem mais os TCB”, acrescentou o responsável.
[Notícia sugerida por Carlos Borges]