Os níveis de emissões de quase todos os poluentes provenientes dos transportes diminuíram em 2009, uma vez que houve uma redução da procura devido à recessão económica.
No entanto, o relatório da AEA sobre os transportes e o ambiente indica que também foram conseguidas algumas melhorias em termos de eficiência. Um dos indicadores é que os automóveis novos do ano 2010 são “aproximadamente um quinto mais eficientes do que os de 2000″.
A AEA salienta que, apesar de tudo, estas melhorias foram modestas e poderão ser anuladas pela procura crescente, mesmo apesar da recessão ter desacelerado as atividades em alguns domínios.
De reter que entre 1990 e 2009, a procura de transportes cresceu aproximadamente um terço, originando um aumento de 27% nos gases com efeito de estufa (GEE) provenientes dos transportes no mesmo período.
A Comissão Europeia traçou novas propostas que irão enquadrar a definição de políticas a nível europeu, nacional e municipal a fim de enfrentar as questões ambientais associadas aos transportes.
Esta é uma oportunidade para “os decisores políticos resolverem estes problemas de forma coerente, por exemplo, através da abordagem conjunta da qualidade do ar e das alterações climáticas”, salienta o comunicado da AEA.
Clique AQUI para ler o comunicado na íntegra.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]