Portugal conquistou sua 8.ª medalha na primeira edição dos Jogos Europeus, que estão a decorrer em Baku, no Azerbaijão. As ginastas portuguesas Ana Rente e Beatriz Martins garantiram o Bronze na prova de Trampolim Sincronizado.
Portugal conquistou, no sábado, a sua 8.ª medalha na primeira edição dos Jogos Europeus, que estão a decorrer em Baku, no Azerbaijão. As ginastas portuguesas Ana Rente e Beatriz Martins garantiram o Bronze na prova de Trampolim Sincronizado Feminino, subindo ao terceiro lugar do pódio.
Depois do apuramento para a final no 6.º (e último) lugar decisivo de acesso à final, a dupla nacional apresentou-se em “grande nível, superando três pares concorrentes e terminando no 3.º lugar e a apenas uma décima da prata, conquistada pela França”, conta, em comunicado, o Comité Olímpico de Portugal (COP), acrescentando que a Rússia foi a vencedora da modalidade.
As duas atletas portuguesas, que tinham somado 83.000 pontos nas eliminatórias, realizaram, na final, “uma série de nível elevadíssimo com uma qualidade técnica notável, conseguindo subir para o terceiro lugar graças a um exercício pontuado com 44.500 pontos”, destaca o COP no mesmo documento.
Por serem uma dupla recém-formada, as ginastas tinham ambições realistas, mas as expetativas acabaram por ser amplamente superadas. “Só após o apuramento para os Jogos nos tornámos uma dupla. Por isso, o objetivo era prepararmo-nos e fazermos o melhor possível. Mas obviamente depois de estarmos na final começamos a pensar em conseguir algo mais”, revela Beatriz Martins.
“É uma sensação ótima chegar aos primeiros Jogos Europeus e conseguir uma medalha. Ficamos a apenas uma décima do 2.º lugar, o que nos dá ainda mais motivação para continuar o bom trabalho”, confessa, por outro lado, Ana Rente, salientando que é “um enorme orgulho” que ambas tenham sido “as primeiras mulheres [portuguesas] a conseguir uma medalha em Baku”.
Com o 3.º lugar assegurado por esta dupla, Portugal aumentou para oito o número de medalhas nos Jogos Europeus de Baku 2015. Esta é a segunda medalha de bronze nacional, que se junta às quatro de prata e às duas de ouro já conquistadas pela representação portuguesa no Azerbaijão.
Notícia sugerida por Maria Pandina