Sociedade

Tradição portuguesa chega a 380 milhões de espetadores

No passado sábado, na cerimónia de abertura da Liga dos Campeões, a fadista Mariza cantou para 380 milhões de espetadores, envergando uma saia alusiva à azulejaria portuguesa.
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No passado sábado, na cerimónia de abertura da Liga dos Campeões, a fadista Mariza cantou para 380 milhões de espetadores, envergando uma saia alusiva à azulejaria portuguesa. A escolha foi da própria artista que quis levar a moda e a cultura lusas aos olhos das centenas de milhões de pessoas que assistiam ao evento.
 
Da marca Bainha de Copas, a saia vestida por Mariza foi integralmente feita à mão, com sarja aveludada e estampada com as fotografias de azulejos tradicionais portugueses de José Maria Pimentel. O trabalho ficou a cargo da designer Maria Maria, num processo rigoroso e exclusivo que levou cerca de duas semanas. 
 
O resultado ficou à vista de 380 milhões de espetadores de mais de 200 países do mundo, num momento histórico para a moda e cultura portuguesas que nunca chegaram tão longe. A criação faz parte da coleção 'A Tale of Tiles', cujo objetivo passa por expressar a portugalidade do nosso país através da roupa. 


A Bainha de Copas nasceu em 2010, em Lisboa, pelas mãos de Graça Martins, que decidiu transformar um hobby numa marca de roupa para vestir as pessoas de felicidade. Ao longo de 4 anos, preparou coleções assumidamente desconcertadas entre si e profusas em cores e temas que lhe permitiram estudar o mercado de uma forma descontraída.
 
Estabeleceu parcerias com ilustradores, designers e fotógrafos, entre os quais o Estúdio Fera – da dupla Sofia Martins e Pedro Lourenço -, o designer gráfico Rui Morais e a mãe – Clementina Morais -, Ana Nogueira – criadora do projeto Fotos de Rua -, e Maria Maria -designer e 'fashion stylist'.

Em Portugal, a receptividade dos clientes confirmou o sucesso da marca através da aposta nas parcerias com artistas de diferentes expressões artísticas – os 'contadores' de cada história do seu país. 
 
No sábado, no final da Champions League, no Estádio da Luz, em Lisboa, a tarefa de mostrar ao mundo o melhor da moda e da cultura portuguesas coube a uma das mais internacionais artistas portuguesas de sempre. Mariza cantou e encantou 380 milhões de espetadores com tradições únicas, 100% portuguesas, num final memorável com fado, azulejaria e moda a chegar aos quatro cantos do mundo. 

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