por Patrícia Maia
Faltam menos de 400 euros para que o Movimento Touros em Fuga, liderado pelo lisboeta Miguel Dinis, consiga o valor necessário, 1.300 euros, para comprar o touro Marreta ao proprietário.
O objetivo é encaminhar o animal, que tem apenas dois anos de idade, para a propriedade da entidade SOS Equinos, em Aveiro, que se disponibilizou para cuidar do bovino até ao fim dos seus dias. Os touros têm uma esperança média de vida de 15 anos pelo que, à partida, o Marreta terá ainda muito tempo anos pela frente.
Entretanto, conta Miguel Dinis ao Boas Notícias, um dos touros, o Marreta, acabou por ser capturado, numa operação que “lhe arrancou um dos cornos”. O segundo touro continua a monte mas o Marreta acabou por ser devolvido ao dono, Manuel Farinhoto. Contudo, o dinamizador do Movimento Touros em Fuga conseguiu convencer o proprietário a adiar o envio do animal para abate, sendo que o destino final seria o talho.
Faltam apenas 400 euros para resgatar o Marreta
“A maior parte das pessoas contribui com valores simbólicos, o que já é excelente, mas houve uma família que se juntou para doar 300 euros e outra que reuniu 75 euros”, sublinha o lisboeta, que é formado em marketing e publicidade, embora de se encontre de momento desempregado.
Inspirar boas práticas
“Cabe às empresas que promovem a exploração dos animais – incluindo as que usam animais na sua imagem e publicidade – adotar comportamentos mais éticos”, salienta Miguel Dinis.
“É tempo de refletir sobre a forma como se produz e que valores passam na publicidade, não basta pintar os animais de roxo, os touros terem asas, e por a vaca a sorrir já que a realidade, como sabemos, da criação de gado intensiva, é muito sombria”, conclui.
Quem quiser contribuir para esta causa, ajudando o Marreta a ter um final feliz, longe do matadouro, pode fazer o seu contributo através do NIB 0035 0123 0012 5090 1002 9. Caso o valor doado exceda os 1.300 euros, o restante será aplicado no “transporte, nas despesas iniciais do acolhimento, e na ração do Marreta”, garante Miguel Dinis.
Clique AQUI para visitar a página da Touro em Fuga e consultar mais informação.