Roterdão tem uma discoteca, a Club Watt, com energia Piezoelectric, o supermercado inglês Sainsbury’s tem caixas registadoras alimentadas por esta fonte de energia, e uma das estacões de metro de Tóquio também recorre à Piezoelectric para alimentar os seus anúncios publicitários.
Mas Toulouse, França, tornou-se a primeira cidade do mundo a colocar os módulos da Piezoelectric, que são sensíveis a pressão, nos passeios para que os peões gerem eletricidade sempre que caminham naquela rua.
A tecnologia, desenvolvida pela companhia holandesa Sustainable Dance Club (SDC), recorre a micro sensores incorporados em módulos que geram energia cada vez que são pressionados com o peso. De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, Toulouse foi a primeira cidade a aplicar esta tecnologia em espaços exteriores.
Neste momento, Toulouse está a fazer uma aplicação experimental da tecnologia, tendo instalado apenas oito módulos que produzem cerca de 60 watts de electricidade: o suficiente para iluminar um candeeiro de rua. Se for bem sucedida, a cidade pondera estender a aplicação a outros passeios.
Entretanto, Roterdão está a desenvolver um modelo piloto para aplicar os módulos SDC num estádio de futebol. As previsões são que, num futuro próximo, as cidades passem a aproveitar a energia gerada pelo movimento diário dos cidadãos que andam nas suas ruas para gerar eletricidade.