O executivo municipal aprovou terça-feira em sessão de câmara a abertura de um concurso no valor de 380 mil euros, destinado à aquisição de bicicletas e de estações de aluguer de bicicletas, as chamadas “bike stations”.
“Queremos promover a mobilidade sustentável e vamos avançar com a aquisição de bicicletas para que as pessoas se possam deslocar nelas e reduzir o uso do automóvel dentro da cidade”, afirmou o vereador do Ambiente, Carlos Bernardes.
O que se pretende é implementar em Torres Vedras um conceito idêntico ao utilizado em muitas outras cidades europeias, onde os cidadãos podem utilizar livremente as bicicletas espalhadas pela cidade nas “bike stations”.
A medida insere-se no Plano da Rede de Ciclovias Urbanas da autarquia, que anunciou em Setembro um investimento de 200 mil euros na construção de seis novas ciclovias na cidade até 2013.
Esta ideia de incentivar a população a utilizar a bicicleta encaixa na Agenda 21 local, um documento cujo objectivo é promover o desenvolvimento sustentável do concelho e melhorar a qualidade de vida da população.
[Esta notícia foi sugerida por Vítor Fernandes]