O presidente da câmara, Carlos Miguel, explicou em conferência de imprensa que o festival tem como objetivo “dar uma maior divulgação e concluir o trabalho de certificação do pastel de feijão”.
A história destes pastéis remonta aos finais do século XIX, quando uma habitante da antiga Vila de Torres Vedras começou a confecionar a receita para oferecer a familiares e amigos. A primeira fábrica surgiu em 1940 e em meados do século o pastel de feijão já se tinha tornado um símbolo da terra.
É precisamente esse símbolo que a cidade quer agora promover. Para o fazer, o festival vai contar com uma área de exposição dos 31 fabricantes existentes no concelho de Torres Vedras. Aí, os visitantes poderão provar o pastel de feijão e participar em ações de formação para aprender a confecioná-lo.
No evento vão marcar presença alunos de pastelaria e cozinha, que irão explorar as potencialidades do pastel de feijão criando sobremesas inovadoras. Vai ser ainda levado a cabo um concurso para apurar a melhor marca de pastéis. A decisão estará nas mãos de pasteleiros de renome e do próprio público do festival.
As Festas da Cidade integram também outras atrações, como o Festival Internacional Acordeões do Mundo e as várias tasquinhas com animação diária no pavilhão da Expotorres.
Clique AQUI para conhecer a história dos pastéis de feijão e os ingredientes necessários para os confecionar.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]