Uma coleção de fósseis de dinossauros e outros animais encontrados nos últimos 20 anos, em Torre Vedras, podem agora ser vistos no Museu Leonel Trindade.
Uma coleção de fósseis de dinossauros e outros animais encontrados nos últimos 20 anos, em Torre Vedras, podem agora ser vistos no Museu Leonel Trindade. As descobertas foram feitas pela Sociedade de História Natural da cidade e esta é a primeira vez que estão em exposição.
Uma das atrações da exposição “Dinossauros que Viveram na nossa Terra” é a carapaça fossilizada de uma tartaruga com 150 milhões de anos descoberta na praia de Santa Rita, concelho de Torres Vedras, que é uma das tartarugas mais antigas de água doce na Europa.
De acordo com as declarações de Bruno Silva, presidente da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, esta tartaruga “é importante para conhecermos a biogeografia e a dispersão destas faunas durante o Jurássico Superior”.
O presidente deste organismo realça que o fóssil da mesma pode ser a prova que “o continente americano já estaria separado do continente europeu, uma vez que havia diferenças entre as formas americanas e europeias das tartarugas”.
A cauda e a pata de um ‘allosauros’, uma espécie de dinossauro carnívoro, bípede, do Jurássico Superior são outros dos achados presentes na exposição, tendo sido encontrados em 2001, na praia de Cambelas.
“Este animal é muito conhecido na América do Norte, o que quer dizer que este género estava tanto no continente americano como no europeu, o que comprova a proximidade dos dois continentes e a troca de populações de um lado e do outro” refere Bruno Silva.
Para além das descobertas da Sociedade de História Natural, alguns dos achados foram feitos por cidadãos, que construíram as suas casas sobre fósseis pensando que seriam pedaços de rochas.
A exposição, que já foi visitada por mais de 500 pessoas nos primeiros dez dias, estará em exibição, no Museu Leonel Trindade até Outubro de 2013.
Saiba mais sobre a exposição AQUI.