“As crianças que visitam o Torel já tinham o hábito de tomar banho do lago, nos dias de mais calor, por isso decidimos ir mais longe e tornar o nosso espaço numa praia urbana aberta aos cidadãos”, explica fonte da junta de freguesia ao Boas Notícias.
Para isso serão implementadas várias melhorias: a água do lago vai ser tratada devidamente, será construída uma rampa de acesso, será acrescentado um 'deck' com areia em torno do lago, haverá duches, um bar de apoio aos banhistas e, claro, nadadores-salvadores do Instituto de Socorros a Náufragos. Não vão faltar, inclusivé, as indispensáveis Bolas de Berlim para satisfazer o apetite dos banhistas.
Mais do que impedir afogamentos, uma vez que o lago do Torel é pouco profundo e esse risco é mínimo, a presença dos nadadores terá como principal função controlar o número de pessoas que estão dentro de água.
Torel acolheu 5.000 pessoas no Dia da Criança
A mesma fonte explica que a lotação dentro do lago/piscina será de cerca de 50 pessoas, uma lotação que será controlada pelas nadadores-salvadores. Contudo, em toda a zona do Torel (na zona de areia, no terraço de tijoleira e no jardim) há espaço para perto de 5.000 pessoas, como prova o evento no Dia da Criança, realizado este ano, que acolheu esse número de visitantes.
A construção desta inesperada praia vai custar cerca de 4 mil euros, sendo que “parte do valor foi conseguido graças aos patrocínios e o restante foi retirado do orçamento para a Cultura e Dinamização”.
“Muitas pessoas acham que a junta só deve ajudar os idosos mas as freguesias têm também o dever de fazer algo para os moradores de outras faixas etárias. Foi isso que quisemos oferecer com esta iniciativa”, salienta a fonte da junta.
Atividades ao fim da tarde
A piscina urbana do Torel vai funcionar entre as 10h as 20h, sempre com nadador-salvador a vigiar os banhistas. Além da água refrescante e da areia, estão também planeadas uma série de atividades para o fim da tarde como aulas de shiatsu ou body balance, música ao vivo e sessões de cinema a partir das 21h.
Para quem prefere visitar apenas o jardim e usufruir da magnífica vista que este miradouro oferece, a junta garante que “a parte de cima do Torel vai manter-se preservada com a sua sombra e o miradouro, aí não vamos retirar nada nem acrescentar nada”.
O Torel foi recentemente remodelado e pode ser acedido tanto a partir do elevador do Lavra, como a partir dos Mártires da Pátria ou ainda através da rua do Telhal (para quem vem da Rua das Pretas).
Clique AQUI para visitar o Facebook da Junta de Freguesia.
Notícia sugerida por Elsa Martins e Elsa Fonseca