Viajar pelo mundo sem sair de Lisboa. É esta a assinatura do Festival TODOS que oferece um conjunto de espetáculos provenientes dos países dos imigrantes que habitam a zona do Intendente (Índia, China, Paquistão, Bangladesh, Ucrânia, Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau, entre outros), mas também espetáculos e workshops em lojas, praças e ruas do bairro da Mouraria, desenvolvidos em colaboração com os seus habitantes, incluindo as gerações mais idosas.
Nesta 4ª edição a programação prolonga-se, pela primeira vez, por dois fins de semana tendo a organização preparado uma série de atividades e espetáculos ligados a várias áreas desde a música à gastronomia, passando pelo teatro e pela fotografia.
Nos primeiros dias, entre 14 e 16 de Setembro, a zona do Intendente assume-se como palco principal das várias atuações de artistas contemporâneos de teatro, dança, música e circo. Neste fim de semana destacam-se a atuação da Orquestra TODOS, a apresentação Foté Foré do Cirque Mandingue (da Guiné Conacri), e o Arraial, espetáculo de dramaturgia e dança com banda sonora dos Dead Combo.
No segundo fim de semana, entre 22 e 23 de Setembro, o Festival TODOS desloca-se até ao Eixo do Poço dos Negros, no cruzamento da Rua de São Bento e da Rua dos Poiais de São Bento. Para os últimos dois dias estão previstas exposições de fotografia, múltiplos espetáculos ao ar livre conduzidos, conjuntamente, por portugueses, indianos, paquistaneses, brasileiros e africanos.
Nestes dias, as estrelas do cartaz são os workshops de gastronomia de vários países de todo o mundo. Esta atividade será pautada, também, por conversas sobre comida de várias regiões, nomeadamente Bélgica, Timor, Alentejo, Goa, Guiné-Bissau, Cabo Verde, França, São Tomé e Príncipe e Nepal.
Os eventos do festival têm entrada livre, à exceção dos workshops de gastronomia cuja participação tem um custo de seis euros, mediante inscrição prévia através do e-mail festival.todos@gmail.com.
O festival, organizado pelo projeto TODOS – Caminhada de Culturas, com o apoio da Câmara Municipal, assume como principal objetivo proporcionar aos lisboetas um enriquecimento cultural.
Clique AQUI para consultar toda a programação.