atividades económicas do sul do país regressa ao Parque de Feiras e
Exposições de Beja, de 28 de abril a 2 de maio, para mostrar o que de melhor o Alentejo tem para
oferecer. Este ano, não só os produtos regionais estarão em destaque,
como também serão realizados colóquios e debates sobre temas ligados à
agropecuária.
O Ano Internacional da Biodiversidade é festejado na Ovibeja com uma exposição interativa sobre a diversidade natural no Alentejo, desde a flora local às espécies animais domésticas autóctones. A mostra destaca o papel do agricultor como guardião da ruralidade e agente de manutenção do equilíbrio e da preservação do meio ambiente.
Na mesma exposição, os visitantes podem ainda medir a sua pegada ecológica e saber como a reduzir e compensar o seu impacto no ambiente.
No que toca aos produtos regionais, o destaque deste ano vai para o azeite e o olival, aos quais é dedicado o Pavilhão Azeite Alentejo. Neste espaço, realizam-se diariamente, das 11h00 às 23h00, visitas guiadas, provas de azeite e azeitona de mesa, demonstrações culinárias e outros produtos relacionados com o setor.
Os tradicionais concursos e exposições de gado continuam, assim como as demonstrações equestres e as corridas de toiros.
Ovinoites
Já conhecidas pela grande animação, as noites da Ovibeja continuam a apostar forte nos espetáculos musicais: a brasileira Daniela Mercury é o nome maior da programação desta edição da Ovibeja, onde atuam também os Blasted Mechanism, Fonzie, Tunas Académicas e diversos DJ’s. António Branco leva o seu jazz à noite de inauguração do evento, no dia 28. A atuação dos Virgem Suta está ainda por confirmar.
O ingresso diário para a Ovibeja custa seis euros. Existem também pacotes familiares (quatro pessoas a 20 euros) e cartões de livre-trânsito a 25 euros (20 euros no período antes do início da feira).
Consulte toda a programação e saiba mais aqui.