O pai do João Aguardela, José Aguardela, explicou à Lusa que a iniciativa partiu do executivo da própria freguesia onde o músico que morou a partir dos oito anos de idade até à sua morte, primeiro no bairro do Conde Monte Real e depois no Penedo.
A proposta para dar o nome de uma rua ao músico, que integrou grupos como os Sitiados ou A Naifa, foi aprovada por unanimidade em assembleia de freguesia.
A inauguração da rua irá contar com a presença de “pessoas mais chegadas e amigos”, conforme antecipou José Aguardela que esclarece que a rua fica numa zona nova de Tires onde as ruas terão nomes em homenagem a outros músicos como António Variações e a fadista Fernanda Baptista.
A 10 de junho de 2009, a Câmara Municipal de Cascais atribuiu a João Aguardela, a título póstumo, a Medalha de Mérito Cultural. Em 1994, foi distinguido com o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores.
João Aguardela morreu a 18 de Janeiro de 2010, vítima de cancro, aos 39 anos. Fundador dos Sitiados, a banda que lhe trouxe maior reconhecimento popular, com temas como “Vida de Marinheiro”, Aguardela envolveu-se posteriormente com o projecto Megafone e, nos últimos anos, com A Naifa.
[Notícia sugerida pela utilizadora Ana Freitas e Patrícia Guedes]