Em 2007, a exposição marcava o centenário do nascimento de Hergé – o pai de Tintin, a personagem que ficará para sempre no imaginário de milhares de pessoas de todo o Mundo e de todas as idades.
Nesta mostra vão estar as histórias do conhecido personagem e dos seus companheiros (Milú, Dupont e Dupond, Tournesol, Castafiore e do capitão Haddock), bem como como a relação do belga Georges Remi, ou Hergé, com Portugal e especificamente com a revista “O Papagaio”.
A publicação mostrou pela primeira vez ao país o famoso repórter fora do circuito francófono e a cores. Chamava-se Tim-tim e era apresentado como um repórter português de “O Papagaio” (na versão original é um repórter belga do “Le Petit Vingtième”) que tinha por companheira uma cadela chamada Rom-Rom, de cor acastanhada (e não o cão Milú branco).
A revista portuguesa divulgou no total nove aventuras do herói até ao final da sua existência, em fevereiro de 1949, e durante esse período o diretor de “O Papagaio”, Adolfo Simões Müller (1909-1989), manteve correspondência com Hergé, sendo o elo mais significativo entre o autor belga e Portugal.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 09h00 às 17h30. A entrada é livre.