Comissariada por Pedro Vieira Moura (curador, especialista em banda desenhada e autor do blog “Ler BD”), “Tinta nos Nervos” mostra originais e alguns inéditos de 41 autores portugueses.
Ana Cortesão, António Jorge Gonçalves, Bruno Borges, Diniz Conefrey, José Carlos Fernandes, Marcos Farrajota, Nuno Saraiva, Pedro Nora, Pedro Zamith ou Richard Câmara são alguns dos artistas representados na mostra.
Destaque para a presença do artista plástico Eduardo Batarda, que exibe as pranchas originais de “Peregrino blindado”, de 1971.
Apesar de se centrar na produção contemporânea, Pedro Moura escolheu também dois nomes históricos que contribuíram para que a banda desenhada de autor chegasse a uma idade mais “adulta”: Rafael Bordalo Pinheiro e Carlos Botelho.
Além dos desenhos, também vão ser exibidos quatro filmes de animação e estarão expostos objectos invulgares como livros de artistas (um inédito de Eduardo Batarda) e fanzines (a abreviatura para fanatic magazines, revistas sofisticadas publicadas por fãs) de João Bragança.
A coleção de fanzines “Succedâneo”, com mais de 30 números, inclui capas em forma de carteira, de luva e até de hóstia. “O objetivo é apresentar objetos que não lembram a BD clássica e conservadora”, explica o comissário Pedro Vieira Moura.
Saiba mais sobre esta exposição AQUI.