O projeto de fornecimento de eletricidade a quase seis mil famílias rurais de Timor Leste foi apresentado esta semana pelo embaixador da Austrália naquela região, Peter Heyward.
O projeto de fornecimento de eletricidade a quase seis mil famílias rurais de Timor Leste foi apresentado esta semana pelo embaixador da Austrália naquela região, Peter Heyward. Financiado em mais de meio milhão de dólares pela cooperação australiana (Ausaid) em parceria com a empresa de soluções técnicas Solutech e a Moris Rasik, responsável pelas operações de microcrédito, o projeto irá dar acesso à iluminação de forma segura e barata, recorrendo apenas a energia solar.
Peter Heyward referiu ainda à agência Lusa que se espera que o projeto possa dar impulso ao desenvolvimento económico local.
O Ministro Economia e Desenvolvimento de Timor-Leste, João Gonçalves, agradeceu o apoio do Governo australiano e enalteceu a abertura demonstrada na adaptação dos critérios a aplicar na definição dos projetos elegíveis para financiamento, tendo em conta a realidade timorense.