O jogador de futebol Nuno Gomes foi nomeado pelo Governo de Timor-Leste como Embaixador da Boa-Vontade, do Turismo e do Desporto. Ao jogador, que aceitou a nomeação "emocionado", foi ainda atribuída a nacionalidade timorense, segundo avança a edi
A distinção foi atribuída pelo Presidente timorense, José Ramos-Horta, no Palácio Presidencial Nicolau Lobito, em Díli, perante uma audiência numerosa que esperava o jogador do Benfica.
“Não precisei de tempo para aceitar o cargo. Precisei sim de assimilar o que me estavam a propor. Senti-me orgulhoso porque é também o reconhecimento do meu trabalho e telefonei para casa a contar”, contou Nuno Gomes aos jornalistas.
O Presidente de Timor-Leste considerou a nomeação de Nuno Gomes como embaixador “importante para o desporto e para o turismo, que pode ser também turismo desportivo”. O jogador compromete-se com esta nomeação a promover o país.
“Estamos a lançar várias iniciativas, como agora a Maratona Internacional de Díli, no dia 20, a volta a Timor em bicicleta, que vai ser na segunda semana de setembro e que no ano passado foi um grande sucesso, ou o concurso de fotografia subaquática em outubro”, disse Ramos-Horta.
O presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, mostrou-se orgulhoso pela nova missão dada a um atleta do Benfica.
A delegação do Benfica a Timor-Leste foi liderada pelo presidente Luis Felipe Vieira, que assinou ainda um acordo com as autoridades locais para a difusão em sinal aberto do canal televisivo Benfica TV em todo o território timorense.
A instituição desportiva irá ainda avançar para a construção um campo de futebol sintético em Díli.