Para assinalar esta data, terá lugar um evento que reúne professores, alunos e funcionários e vai contar com membros da Embaixada de Portugal em Díli e de elementos da Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL).
Em declarações ao site do Instituto, Elísia Ribeiro, atual responsável do CLP/IC realçou que “ao longo destes dez anos, o Centro de Língua Portuguesa tem sido um espaço de partilha e de aprendizagem, que serve não só os alunos da licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, mas também os discentes e docentes de outras licenciaturas e toda a comunidade timorense e estrangeira”.
Em cooperação com a Universidade Nacional de Timor-Leste, o Instituto Camões desenvolve atividades centradas no ensino da disciplina de Língua Portuguesa, não só em termos de formação superior como de cursos extracurriculares frequentados por alunos e até deputados e funcionários do Parlamento Nacional.
O Instituto Camões iniciou o seu trabalho em Timor-Leste em 2000 e desde essa data 81 timorenses concluíram a sua formação superior nesta área: 45 licenciados e 36 bacharéis.
A celebração do 10º aniversário do Centro de Língua Portuguesa coincide, aliás, com a cerimónia de graduação de mais oito licenciados em Ensino da Língua Portuguesa na UNTL, que esta sexta-feira recebem o seu diploma e vão dinamizar o evento com a declamação de poesia e momentos musicais envolvendo o Português.