Lisboa é o destino "festivaleiro" ideal para quem quer uma oportunidade de juntar a boa música a umas férias "à séria". A opinião é da prestigiada revista britânica Time Out London.
Lisboa é o destino “festivaleiro” ideal para quem quer uma oportunidade de juntar a boa música a umas férias “à séria”. A opinião é da prestigiada revista britânica Time Out London, que reuniu 10 boas razões para os amantes de festivais passarem, este ano, pela “charmosa” e “vibrante” capital portuguesa.
De acordo com a publicação cultural, os “festivaleiros” que visitarem Lisboa este Verão têm, por um lado, a oportunidade de experienciar mais uma edição do NOS Alive, considerado um “excelente evento” (com nomes com Muse ou Mumford and Sons), podendo, ao mesmo tempo, “absorver cultura, arte e – sim – as bebidas alcoólicas locais”.
Descrevendo Lisboa como a “cidade mais 'cool' da Europa”, “bonita” e “de arquitetura inspiradora”, a Time Out London assegura, num artigo publicado há cerca de duas semanas, que a capital é “um ótimo local para um fim-de-semana selvagem”, com uma ampla oferta de bares com horários tardios.
Mas, mesmo com tanta animação noturna, “é tudo muito civilizado”, garante a revista, elogiando as “ruas brilhantes”, a calçada portuguesa e “as casas coloridas que saltam das colinas” e transformam Lisboa num local “de singularidade fascinante”.
Antes de apanhar o comboio até Algés – palco do festival NOS Alive -, vale a pena “parar em Belém para conhecer a arquitetura manuelina seiscentista do Mosteiro dos Jerónimos ou ver a Torre de Belém, uma fortificação ao estilo 'Game of Thrones'”, brinca a Time Out London.
Também por lá, salienta a revista, os amantes da cultura podem 'fazer o gosto ao dedo' com uma visita ao Museu Berardo de Arte Moderna e Contemporânea, “recheado de peças importantes e que é um local onde sabe bem passar algumas horas longe da multidão”.
Dos “imperdíveis” pastéis de nata à ginjinha
A gastronomia é outra das mais-valias lisboetas. “O simples ato de ir almoçar é uma espécie de festival” graças ao Time Out Mercado da Ribeira, onde é possível experimentar “todos os melhores pratos da cidade num único local” e saborear “especialidades portuguesas deliciosas”, escreve a revista, que revela um gosto especial pelo pastel de nata.
“Os pastéis de nata são imperdíveis. Juntem-se à fila na fábrica legendária dos Pastéis de Belém perto do Mosteiro e compra um (ou oito) para levar”, recomenda a publicação britânica, que, para beber, sugere a típica ginjinha.
Da lista de (boas) razões para passar por Lisboa na época dos festivais faz também parte o Sol, que dá a todos a liberdade de “deixar as galochas em casa” e esquecer os recintos lamacentos. “Durante os meses de Verão, a cidade é banhada pelo sol, com as pedras da calçada a darem-lhe um brilho invejável”, elogia a Time Out London.
E, porque o clima ajuda, vale a pena aproveitar as praias próximas da cidade. “Podemos ter 99 problemas num festival, mas, em Lisboa, a falta de uma praia não é um deles. Quando chegarem ao ponto da saturação musical, conduzam até à praia do Guincho, ventosa mas linda, e descontraiam na areia”, aconselha a revista.
Clique AQUI para aceder ao artigo publicado na Time Out London (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz