Ao longo da peça, intitulada “Um fim de semana no…Porto”, a jornalista refere que a escadaria vermelha da livraria Lello é tão mágica que, apesar de não se mexer – como a da ficção – parece adaptar-se perfeitamente à escola de bruxaria e feitiçaria de Hogwarts.
Jane Knight acrescenta ainda que “não seria de estranhar ver Harry Potter e Hermione naquele cenário encantador, com paredes forradas de livros, vitrais no teto, elaboradas decorações em gesso e colunas decorativas em branco e rosa”.
Facto é que esta livraria, inaugurada na cidade em 1906, serviu realmente de inspiração para a escritora J.K. Rowling, que era frequentadora habitual da Lello enquanto dava aulas de inglês no Porto.
De realçar que esta não é a primeira vez que a Livraria Lello surge em destaque na imprensa estrangeira: em 2008, por exemplo, o jornal inglês The Guardian considerou-a a terceira mais bela do mundo.
Em 2011, a livravia voltou a obter a mesma classificação, atribuída pelo Lonely Planet, no guia “Lonely Planet's Best in Travel 2011”, que a descreve como “uma pérola de arte nova”, destacando as “prateleiras neo-góticas” e a “escadaria vermelha em espiral”.
Clique AQUI para ler o artigo completo (em inglês).