O jornal britânico The Guardian revela os melhores pratos da cozinha portuguesa, com base nas receitas do chef Luís Baena. O artigo anuncia a abertura do primeiro restaurante no Reino Unido de um dos cozinheiros lusos mais conhecidos naquele país.
O jornal britânico The Guardian apresenta, esta quarta-feira, os melhores pratos da cozinha portuguesa, com base nas receitas do chef luso Luís Baena. O artigo dá também destaque à abertura, no Reino Unido, em Londres, do primeiro restaurante deste chef português.
O chef quer levar para o território britânico as principais receitas portuguesas e “converter os ingleses à comida do seu país”, refere o artigo. São nove as especialidades gastronómicas que o The Guardian propõe, entre vinhos, pratos principais e doçaria portuguesa.
“Pedimos ajuda a Luís Baena para nos falar sobre as principais luzes da cozinha portuguesa que, segundo insiste o chef, não incluem o frango com piripíri”, refere o jornal. O cozinheiro acredita que este é um prato que faz parte da gastronomia nacional, mas que “não a representa” por não ser um dos alimentos mais consumidos.
O bacalhau, o porco alentejano e os salmonetes são algumas das especialidades apresentadas neste “guia rápido da cozinha portuguesa”. O primeiro peixe, que “pode ser servido de todos as maneiras”, é comido entre duas e três vezes por semana pelos portugueses. Neste caso, o chef propõe que seja acompanhado por batatas ou por uma salada de grão-de-bico.
Notting Hill Kitchen abre em Maio
“O melhor porco preto ibérico vem da região de Montado, no Alentejo”, salienta o artigo. Luís Baena conta servir este prato no restaurante Notting Hill Kitchen, em Londres, com pão trufado e bacon.
O vinho verde entra em destaque neste guia gastronómico dedicado ao Reino Unido, o “maior importador desta bebida nos últimos 100 anos”. Também o moscatel, os vinhos do Douro e do Alentejo são aqui recomendados por Luís Baena, que espera que sejam “muito apreciados” entre os ingleses.
Deixando espaço para a doçaria, o chef português apresenta o pastel de nata, “a emblemática tarte cremosa portuguesa”. “Nós somos uma nação de amantes dos doces e todos conhecemos o pastel de nata”, explicou Luís Baena ao The Guardian. O cozinheiro espera apresentá-lo ao Reino Unido com “um gosto tradicional” e uma “apresentação contemporânea”.
O queijo de São Jorge, o caviar dos Açores, o caldo verde, a farinheira e a alheira são alguns dos pratos que vão encher as mesas do restaurante do chef Luís Baena. O português acredita que poderá conquistar os britânicos com a sua “herança” gastronómica, num espaço que deverá abrir já no próximo mês, em Londres.
Clique AQUI para aceder ao artigo completo do The Guardian.