Os espetadores poderão, a partir de ponto das salas de espetáculos, sintonizar o seu próprio equipamento recetor de ondas de rádio – transístores, telemóveis, ou mp3 – no canal indicado pela organização do concerto, para aceder ao serviço de audiodescrição, destinado a pessoas com problemas de visão.
Também as pessoas com deficiências auditivas poderão assistir ao concerto em língua gestual portuguesa. Para isso devem adquirir bilhetes para um local da sala reservado para o efeito.
Para os espetadores invisuais, vai ainda ser organizada uma visita aos bastidores para que possam conhecer a banda pessoalmente e, para aqueles que chegarem mais cedo, uma incursão, também com audiodescrição, à exposição de fotografias “Explode”, que retrata a viajem dos The Gift à Índia.
A digressão “Primavera/Explode” tem como mote o mais recente álbum dos The Gift, “Explode”, que foi lançado em março de 2011 num concerto no Tivoli, o primeiro da banda a ter em conta pessoas com necessidades especiais.
Os próximos concertos dos The Gift que vão incorporar a audiodescrição e língua gestual vão ter lugar em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, no dia 23 de fevereiro, em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, no dia 24 de fevereiro e em Braga, no Theatro Circo, no dia 25 de fevereiro.
[Notícia sugerida por Mafalda Ribeiro]