Um grupo de cientistas espanhóis criou um sistema que permite saber o sexo do bebé logo às quatro semanas recorrendo apenas a uma gota de sangue
Embora haja quem prefira manter o mistério até ao momento do nascimento, há também os pais que não conseguem evitar a curiosidade para saber se o futuro rebento será menino ou menina. Com o objetivo de não os fazer esperar até ao quinto mês, um grupo de cientistas espanhóis criou um sistema que permite saber o sexo do bebé logo às quatro semanas recorrendo apenas a uma gota de sangue.
De acordo com o diário El País, o teste baseia-se na identificação de um fragmento do cromossoma Y no sangue da mãe. Como este cromossoma apenas se encontra em bebés do sexo masculino, se for detetado, o filho será menino. Se o cromossoma não for identificado, isso significa que, em 99% dos casos, a progenitora dará à luz uma menina.
O sistema criado pela empresa Mygen, associada ao Parque Científico de Madrid, parte do pressuposto de que, durante a gravidez, existe uma transferência de sangue do feto para a mãe, levando a uma mistura que circula pelo corpo da mulher.
Este é, aliás, o mesmo suporte de outros métodos, como o desenvolvido para detetar anomalias genéticas – caso os sinais apareçam no sangue da mãe e esta não os possuísse antes de engravidar, é possível deduzir que pertencem ao futuro filho.
Porém, neste caso, a tarefa é bastante mais simples, uma vez que não há necessidade de procurar gene a gene pois o fragmento de cromossoma é fácil de identificar devido ao seu tamanho razoável.
Em comunicado, a Mygen explica que, atualmente, o teste só está disponível em alguns hospitais espanhóis mas salienta que está a trabalhar para que, antes do final do ano, os pais possam adquiri-lo na farmácia por cerca de 100 euros.