O "Terreiro do Paço - A Nossa Praça", pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, vai animar a baixa de Lisboa naquela que se apresenta como a maior projeção 3D vídeo mapping alguma vez feita em Portugal.
O “Terreiro do Paço – A Nossa Praça”, pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, vai animar a baixa de Lisboa naquela que se apresenta como a maior projeção 3D vídeo mapping alguma vez feita em Portugal, com mais de 150 metros de comprimento.
Esta projeção dá vida aos desenhos dos mais novos, e do público em geral, através de técnicas a três dimensões e de uma plataforma interativa 'touchscreen' em tempo real, que transforma a fachada poente do Terreiro do Paço num mural virtual gigante, subordinado à temática da Páscoa e da Primavera.
O projeto comporta uma dimensão expositiva que apresenta um filme de 15 minutos construído com a colaboração de mais de 40 crianças, de quatro escolas de Lisboa que, através de vários 'workshops', desenvolveram técnicas de desenho, pintura, filmagens e plataformas participativas, juntamente com os artistas.
Em comunicado, o Turismo de Lisboa explica que para o espetáculo foram produzidos mais de 150 gigabytes de filmagens e mais de 500 desenhos e pinturas, para, no final, criar um filme animado, composto por 22 mil imagens sequenciais adaptadas à fachada do edifício.
A projeção, com uma potência superior a 125 mil lumen, é acompanhada por uma banda sonora original do compositor Sylvain Moreau, difundida num sistema de som com mais de 45 mil watts de potência.
Alternando com a projeção do filme, o público é convidado a participar e a inscrever a sua presença nesta iniciativa, com pinturas de luz – tendo por base uma plataforma interativa e um ecrã táctil em tempo real – que são projetadas no Torreão Poente do Terreiro do Paço e que podem ser partilhadas nas redes sociais.
As pinturas serão também fotografadas, gravadas e disponibilizadas na internet, criando assim uma base de dados composta por centenas de artistas no site www.pinturasdeluz.com.
O evento é organizado pela Associação Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC, e sob a direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle, do ateliê OCUBO.