Sob as orientações do treinador Nuno Marques, Koehler superou todos os jogos, defrontando, na final, a tenista russa Marta Sirotkina, avançou a Federação Portuguesa de Ténis em comunicado divulgado no passado dia 28 de Julho. O encontro foi fechado com os parciais favoráveis de 7-5 e 6-2, o que garantiu a vitória à atleta nacional.
Este resultado torna Maria João Koehler a primeira portuguesa a vencer um título de singulares em torneios com avultados prémios monetários, neste caso, 100 mil dólares (aproximadamente 81.500 euros). Contudo, esta foi já a terceira vitória da lusa em campeonatos ITF, uma vez que Koehler já tinha vencido, na mesma categoria, em Cantanhede e em Amarante, no ano de 2009.
Atualmente a ocupar a 169ª posição do ‘ranking’ mundial, a tenista natural da cidade do Porto tem demonstrado estar em excelente forma nas últimas semanas. Em meados de Junho, ocupou o segundo lugar do pódio no torneio de Nottingham, na categoria de pares, e, na passada semana, sagrou-se vice campeã num campeonato em Donetsk, na Ucrânia.
A prova vencida por Maria João Koehler, organizada pela Federação Internacional de Ténis, decorreu entre os dias 23 e 29 de Julho no Centro Nacional de Ténis de Astana, no Cazaquistão. Neste campeonato participaram, ao todo, 32 atletas vindas de vários países, entre eles Tailândia, Japão, Rússia, Alemanha e China.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]