O português, que havia vencido Martin Klizan na passada sexta feira (6-4, 6-4, 1-6, 2-6 e 6-4), precisou de quatro partidas para bater Lacko, pelos parciais de 6-4, 3-6, 6-4 e 6-0.
Machado, que ao longo do encontro concretizou oito quebras de serviço contra quatro do seu adversário, não escondeu a grande satisfação por mais uma vitória: “A sensação de dar a Portugal o ponto da vitória é excelente, durante o jogo tentei ir buscar referências à nossa vitória com a Eslovénia em que subimos para o Grupo I. As condições eram similares e ajudaram a acreditar na vitória”, cita a assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ténis.
O eslovaco havia já sido derrotado por Frederico Gil (6-2, 6-2 e 6-1), também na sexta feira, enquanto que na variante de pares, Gil e Leonardo Tavares perderam com Filip Polasek e Michal Mertinak, por 6-3, 6-4, 1-6 e 6-1.
Depois da desistência de Martin Klizan frente a João Sousa, Portugal garantiu o apuramento para a segunda fase da eliminatória com um resultado esmagador (4-1). A Suíça é a próxima adversária.