A pesquisa, respondida por mais 9.500 donos de cães em toda a Europa, incluindo 1.000 portugueses, foi conduzida pela Huawei para comemorar o recente lançamento do seu Huawei Mate 10 Pro, o primeiro smartphone do mundo habilitado com IA, que reconhece automaticamente cães e outros objetos, tornando mais fácil obter fotografias profissionais.
Os resultados globais mostram que Itália é o país onde as pessoas mais preferem tirar fotografias ao seu animal de estimação, mas Portugal também se mantém um fiel fã destes companheiros com 46%:
- Itália (62%)
- Alemanha (60%)
- França (60%)
- Espanha (56%
- Reino Unido (55%)
- Suíça (53%)
- Holanda (52%)
- Irlanda (48%)
- Portugal (46%)
- Bélgica (43%)
Em média, cerca de 200 fotografias de cães são tiradas pelos seus donos, em toda a Europa, a cada ano, e, em Portugal, os labradores são a raça mais popular. “A nossa ambição é certificarmo-nos de que a nossa tecnologia de IA melhora tudo o que os nossos consumidores fazem”, comenta Andrew Garrihy, Chief Marketing Officer da Huawei Western Europe. “Quer seja tirar uma fotografia perfeita ao animal de estimação ou com a cara-metade, a tecnologia IA do Huawei Mate 10 Pro permite-lhe obter os melhores resultados”.
Seguindo as pisadas de diversas celebridades, um terço dos inquiridos portugueses (33%) possui já planos para criar um perfil nas redes sociais para os seus amigos de quatro patas, e de forma a obterem mais likes nas publicações, quase dois terços (68%) admitem “enfeitar” os seus cães para conseguirem a fotografia perfeita. Outras conclusões do estudo incluem:
- Em média, os donos portugueses tiram 177 fotografias dos seus cães por ano.
- Mais de um terço (39%) colocam os seus cães em pose para que fiquem mais bonitos.
- 36% escova-lhes o pêlo antes de tirar a fotografia.
- 20% capricham no cenário para conseguirem uma fotografia merecedora de ser publicada no Instagram.
- 24% dão-lhes banho antes das fotografias.
- Em Espanha, um em cada dez donos de cães veste-os a preceito.
- Na Europa o Facebook (56%), WhatsApp (36%) e Instagram (24%) são as redes favoritas para a partilha de fotos desses companheiros de quatro patas com um público mais alargado.