O último trimestre do ano representa, em norma, a época de maior volume de vendas para as marcas que comercializam brinquedos. Com o aproximar das festividades, e muitos presentes por comprar, apenas 35% dos portugueses admite que faz as suas compras antes do último mês do ano*.
Para o Natal de 2017, a Catawiki aponta como tendência o ressurgimento dos brinquedos tradicionais, com uma elevada incidência na pesquisa deste tipo de brinquedos na plataforma, ao longo das últimas semanas.
Na plataforma, onde se incluem os leilões de itens únicos, é possível licitar brinquedos vintage. O site tem acompanhado estas tendências no que se refere aos brinquedos tradicionais e presentes alternativos para crianças, e identifica, pela mão de Alejandro Sánchez, Country Manager da Catawiki, quais as principais tendências de Natal para este ano:
Consolas e jogos vintage: em vez da PlayStation e Xbox, o foco está nas tradicionais consolas Sega e Atari. Com os videojogos nas listas de Natal deste ano, de crianças e adultos, a Catawiki sugere uma abordagem vintage. As consolas da Atari, bastante populares na década de 80 e uma das principais responsáveis pela popularização dos videojogos, são atualmente objetos de colecionadores. A Catawiki tem uma secção dedicada a estes objetos, onde é possível encontrar as melhores consolas e jogos vintage.
Bonecas e brinquedos clássicos: alguns brinquedos nunca saem de moda. As bonecas e brinquedos feitos à mão são clássicos intemporais que, além de populares entre as crianças, podem tornar-se parte da família e passar de geração em geração. Estes brinquedos clássicos, populares entre os anos 1920 e 1950, estão novamente a surgir, com modelos da Märklin, Schuco, Bing e TippCog entre os mais procurados.
Arte acessível para crianças: existem muitos artistas emergentes que podem fazer o presente ideal para as crianças. Em vez dos habituais cartazes e pósteres de produção industrial, a Catawiki sugere a oferta de um desenho feito à mão, com a imagem do super-herói preferido. Adicionalmente, este poderá ser um investimento com potencial de valorização se o artista se tornar popular.
Cavalinhos de madeira e outras figuras: estes cavalinhos de baloiço, além de serem brinquedos tradicionais, podem também ser transmitidos entre gerações. Foram criados pela primeira vez na época medieval, no entanto, foi a partir do século XIX que se tornaram bastante populares como brinquedo infantil, quando o processo de fabrico se industrializou.