A capacidade de resposta em cirurgia tem vindo a melhorar de forma significativa e sustentável, com a mediana de espera a aproximar-se cada vez mais dos três meses, segundo avançou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
A capacidade de resposta em cirurgia tem vindo a melhorar de forma significativa e sustentável, com a mediana de espera a aproximar-se cada vez mais dos três meses, segundo avançou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.“Estamos em condições de continuar este esforço”, garantiu Manuel Pizarro ao apresentar um relatório do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.
O relatório não inclui ainda os dados relativos à área de Oncologia que será apresentado nos próximos dias.
Segundo o relatório, citado pelo jornal i, houve uma redução de 60,5% no tempo de espera por uma operação e os portugueses que aguardaram um período acima do recomendado passaram de 54% para 19%.
Manuel Pizarro disse que a melhoria de resultados foi alcançada nos hospitais com os mesmos recursos de que já dispunham anteriormente. “Estamos muito satisfeitos com estes resultados”, declarou o secretário de Estado Adjunto.
No entanto, ainda há áreas com resultados insatisfatórios, como admite o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro mas garante haver “ainda margem para progredir, melhorar e rentabilizar a capacidade instalada.”