Estátuas com formas humanas em tamanho real e colunas de um templo com mais de 2.500 anos, enigmaticamente desaparecido, foram descobertos no norte do Iraque, com a ajuda de um arqueólogo sediado na Holanda.
Estátuas com formas humanas em tamanho real e colunas de um templo com mais de 2.500 anos foram descobertos no norte do Iraque, com a ajuda de um arqueólogo sediado na Holanda.Os objetos encontrados têm cerca de 2.500 anos, datando da Idade do Ferro, uma época em que vários grupos lutavam pela supremacia naquela zona do Iraque, agora dominada pela etnia curda.
“Eu não fiz escavações, apenas sondagens arqueológicas, foram os aldeões que desenterraram o material de forma acidental”, conta ao site Live Science, Dlshad Marf Zamua, um estudante de doutoramento da Universidade de Leiden, Holanda, que começou o trabalho de campo naquela região em 2005.
As colunas foram encontradas numa aldeia local enquanto os outros artefactos, entre eles uma estátua de bronze que figura uma cabra selvagem, numa outra zona mais a sul, na fronteira com o Irão.
Clique AQUI para ver a galeria de imagens dos objetos encontrados.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca