Uma empresa portuguesa foi distinguida com o prémio de inovação atribuído pela Consumer Electronics Show (CES), naquela que é a maior feira internacional de eletrónia de consumo, em Las Vegas, nos EUA. Em causa está a nova 'set-box', desenvolvida pel
Uma empresa portuguesa foi distinguida com o prémio de inovação atribuído pela Consumer Electronics Show (CES), naquela que é a maior feira internacional de eletrónia de consumo, em Las Vegas, nos EUA. Em causa está a nova 'set-box', desenvolvida pela Portlane, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
Pelo nome QUID Box, o dispositivo visa revolucionar o modelo atual de utilização e interação com a televisão e a set-box que lhe está associada, transformando esta combinação num centro ativo de entretenimento e comunicação familiar.
A alternativa, de baixo custo, vem alterar o paradigma de utilização da televisão, ao ter por base todo um contexto de interatividade que oferece toda uma panóplia de aplicações, feita através de uma combinação de gestos e comandos de voz.
A QUID Box, por exemplo, permite que se efetuem videochamadas, joguem jogos familiares, façam compras online, aceda a conteúdos multimédia dos diversos dispositivos móveis de toda a família, entre outras funcionalidades.
Desenvolvida pela Portlane, uma empresa sediada em Braga, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia do IPCA, a tecnologia foi agora distinguida com um Innovation Honoree Award, na categoria dos Componentes Domésticos de Audio-Vídeo. O prémio insere-se na competição promovida pela Consumer Eletronics Association que distingue, todos os anos, os produtos eletrónicos de consumo mais inovadores em termos de engenharia e design.
A QUID Box vai estar exposta, de 7 a 10 de Janeiro, na International CES 2014, que decorre no The Venetian de Las Vegas, nos EUA.