A área das Tecnologias de Informação (TI) é um ramo maioritariamente dominado por homens. Para contrariar essa tendência, a Universidade Portucalense (UPT) criou dois prémios anuais que visam atrair mais mulheres para a área da tecnologia.
Estes prémios foram decretados pelo Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia (DICT) da UPT e vão premiar a mulher portuguesa que tenha contribuído, ao longo da sua carreira, de forma mais relevante para a área da TI com o prémio “Carreira TI”, e a jovem estudante do ensino tecnológico e secundário que efetuar o projeto mais inovador na área com o prémio “Jovem Revelação TI”.
Citada pelo portal Ciência Hoje, a diretora do DICT da UPT, Filomena Castro Lopes explica que “apenas dois por cento dos alunos que frequentam os nossos cursos tecnológicos são mulheres” e para contrariar essa estatística esperam que “estes prémios possam constituir um fator de motivação extra para as jovens estudantes”.
As candidaturas de quem pretenda concorrer a estes prémios terão de ser submetidas até ao dia 24 de Outubro, e na conferência com o tema “IT [Information Technology] Girls”, no dia 7 de Novembro, serão anunciadas as vencedoras dos prémios.
De salientar que, atualmente, umas das mulheres que mais se destaca na área da tecnologia, no panorama mundial, é a presidente da Yahoo, a norte-americana Marissa Mayer, antiga diretora da Google.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]